Coalizão Brasil 5.0
cdsp-vale-paraiba-m.png

Coalizão Digital SP Vale do Paraíba integra o Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais Nacionais do projeto Brasil 5.0 de interesse Nacional suprapartidário, acima dos interesses dos partidos políticos; e pro bono, caracterizado  como uma atividade não remuneradavoluntária e principalmente solidária.

 

Propósito

Estimular a implantação de iniciativas que operacionalizem o Protagonismo Regional na jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da Pessoa 5.0, competitividade dos Negócios 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, e estejam alinhadas aos Fundamentos do Brasil 5.0, e às Ações Estratégicas da E-Digital, nos 28 (vinte e oito) Municípios da Região do Vale do Paraiba: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim, Roseira, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos, Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.

Curadoria

A Curadoria da Coalizão Digital SP Vale do Paraíba é exercida por Luciano Di Biassi.

A Coalizão Digital SP Vale do Paraíba integra o Sistema de Coalizões Digitais Regionais do Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global, com o objetivo de Desenvolver a Economia Digital Regional, adicionar USD 1,5 bilhões ao PIB da Região, contribuir com as ações dos Agentes Governamentais locais no sentido de melhorar e ampliar as ofertas digitais aos Cidadãos, e reduzir o custeio de suas atividades.

AT1 – SENSIBILIZAR OS AGENTES ECONÔMICOS E PÚBLICOS

Propósito da AT1:

Sensibilizar os Agentes Econômicos quanto a importância da Transformação Digital e sua urgência para potencializar a competitividade de seus Negócios, e aos Agentes Públicos quanto a efetividade esperada de seus Governos, assim como das contribuições de sua CDR, na geração dos USD 115 bilhões adicionais ao PIB Brasileiro, a ampliação e melhoria dos serviços digitais aos cidadãos, e a redução do custeio das estruturas de seus Municípios, suas respectivas Regiões, e consequentemente seus Estados.

Entregáveis da AT1:

  • Co-realizar o “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, objetivando compartilhar os destaques dos Entregáveis das ATs do período, entre eles: Agentes Econômicos e Públicos Sensibilizados e Engajados, as Experiências de Sucesso e Melhores Práticas identificadas, e Ações de Capacitação e Empoderamento das Pessoas.

 

Calendário: 

Sempre das 18h às 19h30: 

AbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
19 e 2010 e 1114 e 1512 e 1309 e 1013 e 1413 e 148 e 913 e 14

 

  • Realizar o “Encontro Regional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, com foco na apresentação das Experiências de Sucesso identificadasem sua Região. Em todos os Encontros incluir no início uma apresentação de 15 min com o Propósito do SinCDR e os destaques dos entregáveis do mês de sua CDR, e acumulado do SinCDR apresentado no “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”.

 

Calendário: 

Sempre das 18h às 19h30: 

AbrMaiJunJulAgoSetOutNov
2631282630272529

 

  • Realizar o “Encontro Nacional do SinCDR”, com foco nos destaques do realizado no mês, e planejado para os meses seguintes.

 

Calendário: 

Sempre das 19h às 20h30: 

MarAbrJunJulAgoSetOutNov
29271 e 292731282630

AT2 – FOMENTAR O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Propósito da AT2:

Promover a implantação e aperfeiçoamento contínuo de Experiências de Sucesso e Melhores Práticas alinhadas a um ou mais dos 23 Fundamentos do Brasil 5.0, e a uma ou mais das 100 Ações Estratégicas, privilegiando os 4 (quatro) Fundamentos da SOCIEDADE 5.0: 1. Pessoas ao Centro, 2. Qualidade de Vida, 3. Inclusão e 4. Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

Entregáveis da AT2:

  • Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas das Sociedades, Civil e Militar, Academias, e Institutos de Ensino e Pesquisa mobilizados e atuando de forma sinérgica,
  • Transformação Digital de Processos destacando a redução dos custos e competitividade dos Negócios, a partir da Transformação Digital da Experiência do Cliente, para os Agentes Econômicos e Públicos,
  • Transformação Digital de Modelos de Negócio destacando a ampliação das receitas, e respectivos resultados, a partir da Transformação Digital da Experiência do Cliente, para os Agente Econômicos,
  • Ampliação da digitalização dos serviços prestados aos Cidadãos no âmbito do Município, Região e Estado, a partir da utilização dos serviços digitalizados no âmbito Federal, e aproveitamento dos serviços digitalizados pelos demais Municípios ou Estados da União.
  • Indicadores que demonstrem: Negócios mais competitivos, Governos mais efetivos, Sociedade mais humana.

AT3 – PROMOVER A EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Propósito da AT3:

Identificar as Demandas por Especialidades dos Agentes Econômicos e Públicos de sua região, assim como as Ofertas de Educação e Capacitação Profissional para atendê-las e que estejam disponíveis a nível regional e/ou nacional, agilizando desta forma o casamento entre oferta e demanda, bem como contribuir com a elaboração e aplicação dos conteúdos para empoderar e capacitar as Pessoas para atuarem nos projetos de Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, a partir da Transformação Digital da Experiência dos Clientes.

Entregáveis da AT3:

  • Identificar demandas atuais e tendências futuras por Especialidades em sua região, de forma colaborativa com as demais regiões, e divulgar as opções de educação e capacitação profissional identificados para atendê-las,
  • Apoiar capacitação e empoderamento dos profissionais de RH, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento destes e das Pessoas em suas Organizações,
  • Apoiar a capacitação e empoderamento dos Professores do Ensino Médio, promovendo seu ciclo virtuoso de desenvolvimento,
  • Pessoas preparadas para os desafios da vida em uma Sociedade 5.0, e de suas Ocupações profissionais,